Os jogos online estão ganhando cada vez mais adeptos de todas as idades. Foi-se o tempo em que era visto apenas como um passatempo para crianças. Segundo dados divulgados na 7ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB) de 2020, cerca de  73,4% dos brasileiros dizem jogar jogos eletrônicos, independentemente da plataforma, demonstrando um crescimento de 7,1% em relação aos anos anteriores.

No entanto, além dos adversários virtuais, há outro que pode impactar bastante na jogabilidade, a internet. Seja por hobby ou profissão, ninguém gosta de enfrentar problemas como lentidão ou quedas na conexão. Se você quer melhorar sua navegabilidade e jogar sem interrupções, acompanhe a leitura e veja 4 dicas que listamos para colocar em prática ainda hoje.

1- Tenha um bom roteador para jogar online

Para quem é gamer, este é um dos primeiros itens que deve ter atenção. Para jogar com mais qualidade, recomenda-se a escolha de um roteador de alta velocidade, como o AC 1900 ou AC 2600, por exemplo.

O motivo é que o modelo adequado para a sua necessidade será capaz de lidar com múltiplas conexões simultâneas. Além disso, observe também as velocidades máximas teóricas de transferência listadas pelo fabricante, os recursos de gerenciamento de portas e os padrões de segurança WiFi suportados.

​2. Manter firmware atualizado

Para aumentar o desempenho do seu roteador, é importante atualizar o firmware. Uma falha bastante comum é o esquecimento de checar se há atualizações relevantes por parte da fabricante, já que os updates costumam ficar em segundo plano. Com isso, os usuários passam anos com o mesmo aparelho e tecnologias antigas que podem não corresponder à conexão que você precisa.

3- Verifique se há downloads em segundo plano 

Você começou a jogar e está tendo problemas no carregamento dos dados? Verifique se não há nenhum download ocorrendo em segundo plano. Isso inclui as atualizações de programas e sistemas do seu computador.

Imagine que sua família inteira está em casa compartilhando da mesma conexão, você está em seu PC na plataforma de jogos e diversos outros downloads estão carregando em paralelo, tudo isso refletirá na velocidade e também na qualidade de navegação, principalmente, se seu plano não comporta tal demanda. 

4- Escolha a melhor posição para as suas antenas e roteador

Dica bem simples que pode fazer total diferença para otimizar a conexão e muitas pessoas não se dão conta. Busque o melhor posicionamento para todos os componentes do seu roteador, para isso escolha o ambiente em que os móveis e paredes muito espessas não interfiram no sinal e esteja mais próximo do cômodo em que você costuma jogar.

Se o seu roteador estiver no chão, reveja a localização, pois isso diminui bastante a capacidade dele de projetar o sinal para outros pontos da casa. Opte por deixá-lo suspenso, assim toda a casa se beneficiará com a qualidade da conexão e você poderá se divertir online através do computador ou mesmo celular.

Dica extra

Você estava vencendo uma batalha no jogo, mas seu computador deu aquela “travadinha” e não teve um bom tempo de resposta, gerando o famoso e indesejado ping (lag). Isso sempre acontece?

Além de observar os pontos que citamos anteriormente, para evitar problemas como este, verifique se o seu plano de internet é realmente o mais indicado para a sua necessidade e realidade de gamer.

Mesmo que não jogue de forma profissional, você pode ter a melhor experiência online. Além de planos com 300MB e 400MB, com a TIX as taxas de download e uploads são iguais, ou seja, não precisa se preocupar com a troca de informações e dados, apenas em como vencer a partida.

Faça parte da TIX e jogue com uma velocidade monstra. Clique aqui e conheça todas as vantagens dos planos disponíveis.