A pandemia de COVID-19 trouxe novos formatos de trabalho, como o home office, e também intensificou a modalidade de ensino EAD. Toda a família em casa compartilhando na mesma conexão pode ser sinal de lentidão e travamentos, caso você não tenha o plano de internet ideal.

A Agência Nacional de Telecomunicações ( Anatel ) registrou aumento de 32% no número de reclamações sobre o serviço de banda larga fixa somente no mês de março de 2020, início do isolamento social. De lá para cá, este número só aumenta e, consequentemente, a insatisfação dos usuários também.

Há inúmeras causas para a lentidão da conexão. A melhor forma para você entender se o provedor está, realmente, entregando o que foi contratado é medir a velocidade da sua internet.

Para isso, existem algumas possibilidades gratuitas. Acompanhe a leitura e descubra como medir a velocidade da sua conexão.

Como fazer o teste de velocidade da sua internet?

Você sabia que a sua operadora deve fornecer, pelo menos, 80% da velocidade contratada de internet? Este é um direito seu garantido por lei e fiscalizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

Neste sentido, o teste de velocidade da internet é recomendado até mesmo para quem não está percebendo mudanças na navegação. É uma forma de garantir e cobrar os seus direitos.

Há algumas possibilidades de testes na internet, daremos a dica para você de dois que são confiáveis e aceito pelas operadoras. Antes de começar, certifique-se de que seu computador ou celular esteja conectado diretamente ao roteador, por meio do cabo de rede.

Não recomenda-se que o teste seja feito com conexão via wifi, pois esta pode sofrer interferências dependendo de alguns fatores, como a própria localização do roteador. Se quiser saber quais pontos estão prejudicando sua navegação e como torná-la mais rápida, temos um conteúdo exclusivo para você. Clique aqui e confira!

Agora sim, vamos às opções de testes!

  • Teste da Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, possui um projeto chamado de Banda Larga Brasil. Nele, é possível realizar o teste de velocidade da sua internet e confirmar se está recebendo a quantidade de dados prometida pelas provedoras.

Para começar, basta acessar o site e, após o carregamento da página, clicar em iniciar teste, conforme imagem abaixo:

O Brasil Banda Larga também tem aplicativo para Android e iPhone para você medir a velocidade da internet no celular.

O teste é bem completo e, além da velocidade de download e upload, te dá a latência (ping), jitter, perda, IP, região do seu servidor e a região do teste. Vale clicar na aba de Pré-requisitos e Orientações para ler algumas dicas de como deixar o teste o mais preciso possível.

  • Teste Google

Outra forma de medir a velocidade da sua internet é através de um recurso do próprio Google. A plataforma possui uma parceria com o Measurement Lab (M-Lab) para realizar este teste de forma prática através de três passos simples:

  • Acesse google.com.br.
  • Pesquise por teste de velocidade de Internet.
  • Toque ou clique em Executar teste de velocidade.

O teste é extremamente rápido e tem uma duração de, aproximadamente, 30 segundos. Ele calcula a velocidade da Internet medindo a quantidade de dados que pode ser transferida pela conexão nesse tempo.

Navegue com a TIX sem preocupação

Navegue na internet com a certeza de ter downloads e uploads iguais, velocidade monstra e a melhor experiência de conexão para você e sua família. Conheça agora todas as vantagens dos nossos planos e escolha o ideal para sua realidade!

Acompanhe também nosso Instagram e Facebook para ficar por dentro de todas as novidades TIX.