Segundo pesquisa do Kantar IBOPE, o Brasil está ocupando a décima segunda posição entre os países onde as pessoas mais consomem jogos online. Quem gosta de jogar virtualmente sabe que, além de um equipamento potente, é preciso ter também um plano de internet que ofereça uma boa velocidade e contemple a necessidade da sua família. Afinal, todos os moradores usufruem da mesma conexão e nesta hora podem ocorrer as indesejadas quedas e lentidão. 

Por isso, no momento de escolher seu plano de internet é importante entender os principais fatores que ajudam a tornar sua experiência mais rápida. Um deles é a taxa de download e upload. Aos jogadores de plantão, esta última é fundamental.

Acompanhe a leitura e saiba o que é a velocidade de upload e como ela impacta no seu jogo online.  

O que é a velocidade de upload? 

Com certeza, você já ouviu falar sobre este termo, mas entende o que é na prática? Trata-se do tempo que um dispositivo leva para enviar dados pela internet. No ambiente de jogo online, esta é uma das taxas que mais se considera para que a jogabilidade tenha qualidade, isso ocorre porque todo movimento e comando realizados precisam ser recebidos em tempo hábil. Caso contrário, os travamentos constantes refletem negativamente no desempenho do jogador. 

Um hábito comum entre os jogadores é testar a velocidade da conectividade entre equipamentos por meio do Ping (Packet Internet Grouper). Este utilitário envia dados para um aparelho e aguarda a resposta desse. Para ter bons resultados, considera-se que quanto menor o valor registrado no ping, mais rápida é a conexão de internet e mais fluida é a experiência em jogos online.

Dica TIX: Coloque em prática estas dicas para estabilizar o ping:

  • Dê preferência às conexões cabeadas quando for jogar. Essas dão mais estabilidade e velocidade na transmissão de dados;
  • Tente evitar horários de pico, pois ter muitos usuários conectados, simultaneamente, pode diminuir a qualidade da sua conexão;
  • Utilize uma aplicação por vez para os games online e evite deixar aplicativos abertos que usam alta taxa de dados.

Afinal, os jogos online usam mais download ou upload?

Nos jogos online, é comum que, além das jogadas, os players conversem e troquem informações com diversas pessoas ao mesmo tempo. Com isso, temos uma constante interação entre computador e servidor. Para que tudo flua bem, duas taxas são necessárias:

  • download: os jogadores recebem os dados que permitem sua jogabilidade;
  • upload: os usuários enviam dados que, consequentemente, resultam em suas ações no jogo online.

Ao buscar por um plano de internet, muitas pessoas tendem a se preocupar somente com a alta taxa de download. Porém, se você quer jogar com qualidade, deve ter atenção também ao que o provedor oferece no quesito upload.

Pense bem, se uma informação demora a ser enviada, o seu desempenho pode ser prejudicado e você perder muitos pontos, pois um atraso qualquer já é suficiente para que um inimigo se aproveite e realize jogadas certeiras.

Desta forma, a velocidade de upload deve atender aos requisitos mínimos do jogo. Em alguns títulos, por exemplo, este número é de 512 kbps, em outros pode ser de 1 Mbps, tudo dependerá do modo como o jogo opera.

Quais problemas podem ocorrer com a baixa velocidade de upload?

De acordo com o Kantar Ibope Media, no território nacional cerca de 62% das pessoas que navegam pela internet são jogadores ativos. Mais um dado interessante deste estudo é que o celular foi apontado como dispositivo favorito dos brasileiros, retendo 74% dos usuários. 

Isso reafirma o que citamos no início deste post, a qualidade da internet é tão necessária quanto um bom equipamento. Se você é do time dos jogadores que utilizam aparelhos mobiles para isso, sabe que a conectividade faz toda a diferença.

Por isso, buscar um plano de internet que oferece também boas taxas de upload é garantir passar longe de problemas como:

  • Lentidão no envio de dados: ações que levariam frações de segundos podem demorar a ocorrer;
  • Problemas de comunicação: a sua interação com os outros jogadores pode ficar comprometida;
  • Quedas na conexão: falhas quando outras pessoas estão usando sua internet;

Vale ressaltar ainda que pode haver impedimento para alguns jogos, visto que muitos deles exigem uma taxa mínima para funcionar, e tendem a impedir os usuários que não atendem o valor. Verifique se você seria barrado em algum:

  • Battlefield 3: média de download de 9,33 MB e upload de 4,92 MB;
  • Crysis 2: média de download de 5,42 MB e upload de 4,06 MB.

Atenção: ponto importante!

Estamos sempre compartilhando dicas para otimizar a sua navegação na internet. Inclusive, você pode baixar agora o nosso infográfico com 5 passos para tornar a sua conexão mais veloz.

Porém, vale ressaltar que se você quer jogar com qualidade e internet monstra, é preciso se atentar também ao tipo de aparelho wifi que está utilizando, pois caso você tenha um plano maravilhoso com ultravelocidade, mas seu roteador possui configurações antigas ou não suporta tal desempenho, os incômodos de lentidão continuarão acontecendo. Por isso, sempre mantenha o equipamento atualizado.

Jogue com a velocidade monstra da TIX

Não passe por estes problemas, conte com a velocidade monstra da TIX. Oferecemos aos nossos clientes taxas de download e upload iguais. Isso mesmo! Você assiste aula, disputa online qualquer tipo de jogo, vê suas séries favoritas, todos da sua casa fazem o mesmo e com a mesma qualidade de conexão.

Clique aqui e encontre o plano ideal para você  não perder mais nenhuma partida! acompanhe também nosso Instagram e Facebook para ficar por dentro de todas as novidades TIX.